Ayurveda é um sistema holístico de medicina que se originou na Índia há 5000 anos. 
Ayu, em Sânscrito, significa “vida”, e Veda, “conhecimento”. Esta antiga “ciência da vida”, também chamada mãe de todas as medicinas, aparece com o mesmo contexto histórico e espiritual do sistema de Yoga. Ayurveda abre um universo de possibilidades, nos ensinando a conhecer, compreender, respeitar, ter compaixão e amar os nossos sentidos, o corpo físico, emocional, energético, mental e o espiritual quando em harmonia entre si e com o cosmos. 
 
“Diz-se que Ayurveda é a ciência que descreve os benefícios e desvantagens, a felicidade e a tristeza da vida, aquilo que é bom ou ruim para a vida, bem como a vida em si mesma e sua duração.” (Caraka Samhita)
 
Panchamahabhutas

Panchamahabhutas
Cinco Grandes Elementos
 
Considera-se que o homem seja o microcosmo do macrocosmo, feito das mesmas substâncias que o rodeiam, e que ele esteja sujeito às mesmas leis que regem a Natureza. Toda a matéria do Universo é composta pelos cinco elementos, que possuem qualidades fundamentais e têm profundo efeito no nosso bem estar físico, mental e espiritual:
 
ÉTER> AR>FOGO> ÁGUA>TERRA
 
 
OS DOSHAS
 
Ayurveda compreende a existência das três “energias da vida”, conhecidas como Doshas, que governam todas as funções psico-fisiológicas do corpo humano. Cada uma é primariamente composta por dois grandes elementos e servem particularmente a um propósito vital:
 
VATA: ÉTER + AR. Controla os movimentos, a respiração, a circulação sangüínea, o sistema nervoso e o cérebro.
PITTA: FOGO + ÁGUA. Controla a digestão, a assimilação, o metabolismo, a transformação e a consciência.
KAPHA: TERRA + ÁGUA. Controla a estrutura, nutre e lubrifica o corpo.
 
Os Doshas controlam a criação, a manutenção e a destruição dos tecidos do corpo e a eliminação dos resíduos. Controlam também aspectos psicológicos como emoções, sentimentos, compreensão e amor.
Todos nós nascemos com uma constituição específica determinada pela quantidade relativa dos três Doshas. Mantendo em equilíbrio estas proporções inerentes, teremos boa saúde, quando não acometidos por doenças.
 
“Aquele que se estabelece como SER, e que possui os Doshas em equilíbrio, o agni (metabolismo) equilibrado, os dhatus(tecidos) bem formados, uma correta eliminação dos malas (resíduos), o bom funcionamento dos processos corporais e cuja mente, espírito e sentidos estejam plenos de bem-aventurança é chamado de pessoa saudável.” (Susruta Samhita)
 
OS BENEFÍCIOS DO AYURVEDA
 
Com o foco na energia do corpo que tenha propensão a toda origem de desordens, a Ayurveda como uma medicina preventiva está capacitada a detectar desequilíbrios antes que eles se desenvolvam numa grande doença, restaurando e mantendo o estado normal da saúde física e mental com lucidez e sabedoria.
 
“A AYURVEDA TRATA CADA PESSOA COMO UM SER ÚNICO, COM SEU BIOTIPO, SUA CONSTITUIÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, SUA TRAGETÓRIA E SUA HISTÓRIA INDIVIDUAL”.
As terapias Ayurvedicas empregam dieta específica, desintoxicação, massagem, Yoga e meditação. São designadas para despertar novamente a inteligência corporal inerente e para facilitar o processo de cura natural. As práticas de estilo de vida na Ayurveda e outros de seus tratamentos protocolares são seguras de se combinarem com modalidades alternativas e com medicina convencional.
 
CONDIÇÕES EM QUE A AYURVEDA PODE AJUDAR:
Stress
Ansiedade
Insônia
Fadiga
Irritação
Excesso de peso
Perda de peso
Artrite
Problemas circulatórios
Colesterol alto
Pressão alta
Hipo e hiperglicemia
Dores no corpo
Gastrite
Irritação no cólon
Prisão de ventre
Desordens menstruais
e muito mais…

 


FAÇA A SUA CONSULTA AYURVÉDICA PERSONALIZADA, COM ORIENTAÇÃO NA DIETA, ROTINA DIÁRIA DE ACORDO COM O DOSHA, CONSTITUIÇÃO EM DESEQUILÍBRIO.  AQUIIIII

Podemos atribuír que Ayurveda nos ensina que com a rotina diária, com as purificações, massagens com óleos e ervas específicas, tratamentos naturais, tudo isto e muito mais para cada indivíduo, para cada ser humano, que é único, podemos trazer mais disposição e harmonia para o nosso ser, para nosso bem estar.

Ayurveda também atua com gemoterapia, cromoterapia, jyotish(astrologia védica), equilíbrio dos chakras, mas também pode atuar com mantras, pranayamas
(respiratórios), com as posturas, relaxamento e meditação que são complementação das práticas de Yoga.

Marilena Kaily como terapeuta Ayurvédica há 16 anos certificada em Ayurvedic Yoga Specialist e Ayurvedic Practictioner pelo Kripalu School of Ayurveda e também pelo intituto de Ayurveda o American Vedics Studies do Dr. David Frawley, nos Estados Unidos, foi aluna do Dr. Vasant Lad, Dr. Robert Svoboda, Dr.John Duillard,Dr. Shekar Annambhotla, Dra. Jay Apte, Dra. Welch, Hilary Garivaltis e teve aulas com os médicos indianos Dr.Avinash Lele pai  e  filho e certificada no Brasil pelo Naradeva Shala em- Ayurveda e a Saúde da Mulher. 
Marilena atende com consultas e orientações Ayurvédicas  como também com aulas de Hatha Yoga e Yoga Antiestresse.

VAI TER CURSO TAMBEM: 

Curso de conhecimento e aprofundamento de  AyurYoga (Ayurveda e Yoga)

CONSULTE AQUI


 

Marilena Kaily-pic.png
Clique aqui para enviar sua mensagem por WhatsApp!